Os 5 Melhores Livros de Psicologia Evolutiva Nossas Recomendações

0
5/5 - (1 vote)

Existem diferentes definições de livros de psicologia. Algumas pessoas a veem como uma forma de auto-ajuda, enquanto outras a veem como uma forma de aprender sobre a mente e o comportamento humanos. A psicologia é uma disciplina acadêmica que estuda os processos mentais em indivíduos e grupos por meio da aplicação de métodos científicos.

Os livros didáticos de psicologia geralmente visam fornecer aos alunos as informações mais precisas possíveis para que eles possam entender melhor seus próprios pensamentos e emoções, aqueles ao seu redor e a melhor forma de lidar com situações ou problemas desafiadores.

Livros de psicologia são importantes para qualquer indivíduo que queira aprender mais sobre sua própria mente e comportamento. Esses livros podem ser usados ​​para diagnosticar problemas psicológicos e também para tratá-los. Eles também podem ajudá-lo a desenvolver uma melhor compreensão de si mesmo.

Existem diferentes tipos de livros de psicologia. Alguns livros são dedicados a um único tópico, como personalidade ou desenvolvimento infantil. Outros livros podem cobrir uma variedade de tópicos, como transtornos mentais ou namoro. Finalmente, alguns livros são abrangentes e cobrem uma ampla gama de tópicos, como psicologia e sociologia.

Para escolher o livro de psicologia certo para você, é importante considerar suas necessidades e interesses. Por exemplo, se você estiver procurando por um livro que o ajude a entender sua personalidade, você pode escolher um livro focado na psicologia da personalidade. Por outro lado, se você estiver interessado em aprender mais sobre transtornos mentais, deve escolher um livro especificamente dedicado a esse tópico.

Os 5 Melhores Livros de Psicologia Evolutiva

1-Uma introdução à ética evolutiva
O assunto de reconciliar nossa história evolutiva com nosso senso de certo e errado está experimentando uma renovada onda de interesse. A oportuna introdução à ética evolutiva fornece o primeiro texto introdutório geral do campo, apresentando os estudiosos a três áreas distintas de pesquisa atual relacionadas à evolução e à ética: psicologia cognitiva, ética normativa e estudo de metaética.

O texto está dividido em duas partes. A primeira parte explora questões de psicologia cognitiva sobre como nossa consciência moral evolui – se é que evolui. A segunda parte examina a história e os esforços recentes para derivar normas morais e tirar conclusões sobre a objetividade moral de fatos biológicos sobre nossa história evolutiva. Escrito em um estilo envolvente e acessível, este livro é um estudo emocionante das últimas pesquisas e questões atuais sendo debatidas em psicologia e filosofia.
Melhores livros de psicologia evolutivaMelhores livros de educação matemática2-A evolução improvável
O coração humano é cheio de contradições: trabalhamos duro para alcançar nossos objetivos, mas quando o fazemos, a felicidade é passageira em comparação com nossos esforços. Queremos que nossos amigos sejam bem-sucedidos, mas não podemos deixar de invejar se eles forem bem-sucedidos demais. Ficamos chocados com a ideia de conhecidos serem assassinados, mas não quando soldados matam pessoas que não conhecemos.

Reclamamos da complexidade de nossos chefes, mas quando estamos no poder, muitas vezes somos tão irritantes quanto eles. Essas inconsistências podem parecer irracionais, mas cada uma delas é resultado da evolução e desempenha um papel muito importante em nossas vidas. Os aspectos mais fundamentais de nossa psique sempre serão moldados pelo “salto social” que nossos ancestrais deram quando saíram da floresta para a savana.
Melhores livros de educação matemática3-Como a mente funciona
Como as crianças entendem o mundo ao seu redor? Como tomamos decisões ou enfrentamos riscos? Como os elfos são diferentes dos mortais comuns? Amor, confiança, sensibilidade, decepção, criatividade – quais são os mecanismos por trás desses e de outros processos que ocupam nossas mentes todos os dias? Neste livro notável, o psicólogo e cientista cognitivo Steven Pinker habilmente orienta os leitores através de duas teorias principais: a teoria da evolução de Darwin e a ciência cognitiva moderna. Usando exemplos cotidianos e argumentos claros, em um estilo envolvente e acessível, Pinker mostra o quão perto estamos de uma das últimas fronteiras do conhecimento – a mente humana.
Melhores livros de educação matemática4-Tábula rasa
Steven Pinker é um dos nomes mais respeitados da ciência cognitiva e dos estudos da linguagem aplicados à neurociência. Seus trabalhos são amplamente aceitos pela academia e pelo público em geral. Em Blank Slate, Pinker enfrenta o debate “natureza versus criação”. O autor ataca três dogmas profundamente enraizados na cultura ocidental: o cérebro do recém-nascido é uma “tábula rasa” preenchida pelos pais e pela sociedade; a noção de que as pessoas em seu estado original são bons selvagens; a alma material é a única responsável pelas ações do indivíduo.

O autor descreve a evolução histórica dessas três ideias, a partir das ideias de John Locke, Rousseau e religião, respectivamente. Pinker mostra como eles foram estabelecidos sem questionar, até que desenvolveram uma “doutrina oficial” que hoje afeta não apenas a criação dos filhos, mas também a vida política.
Melhores livros de educação matemática5-Não Há Dois Iguais
O que nos torna diferentes uns dos outros? Como explicar a formação da personalidade humana? Por que até gêmeos idênticos desenvolvem formas tão diferentes de ser e se comportar, mesmo compartilhando a mesma herança genética e o mesmo ambiente social? Essas perguntas resumem um dos maiores mistérios da psicologia. Afinal, por que somos únicos? Baseando-se no temperamento de um detetive e na disciplina de um cientista, a psicóloga americana Judith Rich Harris pesquisou estudos sobre o assunto para formular suas próprias respostas.
Melhores livros de educação matemática