Melhores 5 Livros de História do Brasil Nossas Recomendações

0
5/5 - (1 vote)

O Brasil é um país que tem visto uma grande quantidade de mudanças ao longo dos anos. Desde a colonização por Portugal e Espanha, até a independência em 1822 e depois em duas repúblicas (1889-1935), o Brasil passou por muitas experiências.

Consequentemente, existem muitos livros de história brasileira disponíveis que podem fornecer uma leitura interessante para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre esta nação fascinante. A lista a seguir fornece algumas recomendações para os melhores livros de história brasileira no mercado hoje.

O Brasil é composto por mais de 200 milhões de pessoas e possui uma rica herança cultural. Consequentemente, existem inúmeros livros escritos sobre a história brasileira e alguns dos melhores recursos para aprender sobre o país podem ser encontrados nesses livros.

Esses livros fornecem uma visão abrangente da história do Brasil e são altamente recomendados para estudantes e pesquisadores interessados ​​em estudar a história brasileira. Cada livro oferece uma análise aprofundada da história brasileira a partir de múltiplas perspectivas, tornando-se um excelente recurso para entender o desenvolvimento e a evolução da nação brasileira.

É importante notar que nem todos esses livros são recursos independentes. Em vez disso, eles são usados ​​em conjunto com outros recursos, como material de fonte primária e cronologias, para fornecer uma compreensão mais completa da história brasileira. Consequentemente, é importante que os leitores tenham acesso a esses materiais para maximizar suas oportunidades de aprendizado.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre a história brasileira, esses 5 livros são excelentes recursos. Cada livro oferece uma visão abrangente da história brasileira, tornando-se um excelente recurso para a compreensão do desenvolvimento e evolução da nação brasileira.

Além disso, esses livros são utilizados em conjunto com outros recursos, como material de fonte primária e cronologias, para proporcionar uma compreensão mais completa da história brasileira.

Os melhores livros de história do Brasil

1- A construção nacional
Coordenado pelo historiador e membro da Academia Brasileira de Letras José Murilo de Carvalho, o segundo volume da coleção História do Brasil Nação analisa todo o período de fusão estado-nação americano como um signo. Um edifício nacional: 1830-1889 investiga as peculiaridades desse processo no Brasil que ocorreu entre as abdicações de d. Pedro I, 1831, e a deposição de d. Pedro II, 1889.

A turbulenta Regência e o longo Segundo Reinado entram em foco, abordando fundamentalmente a compreensão do tempo, como a constante ameaça à unidade nacional, a Guerra do Paraguai e a manutenção da ordem escravista.
2-História do Brasil
Abrangendo quinhentos anos desde as raízes da colonização portuguesa até o presente, Boris Fausto conta aqui os fatos mais importantes da história brasileira.

Por meio de uma análise cuidadosa das grandes linhas de poder que indicam nossa direção, o autor foca em instituições fundamentais como o colonialismo, a escravidão e os regimes autoritários no século XX, enfatizando práticas sociopolíticas e enfrentando constantemente questões polêmicas como o abandono português das razões dos escravos índios para a ditadura e o direito de escolha dos africanos; a manutenção da unidade territorial do Brasil contra a divisão das colônias espanholas; e até mesmo a difícil transição do regime autoritário para o democrático nas últimas décadas.

3-Coleção História do Brasil
1565: Este é um livro de história. Ou muitas histórias. São as pessoas, lugares e vidas que se encontraram no início da formação da nação. De repente, os Templários franceses perambulavam pelo Brasil, dividindo uma mesa com os calvinistas, enquanto a costa era invadida por piratas holandeses.

Os portugueses se reproduziram com os índios, habitaram e dividiram os territórios. Índios, estrategistas de guerra experientes, aliados às nações européias. Mas os jesuítas também queriam o paraíso tropical, com a missão de promover o paraíso paradisíaco, negociado também por negros e negros africanos, e solidificaram o projeto de todos com seu suor.
3-Um país chamado Brasil
Um país chamado Brasil apresenta um amplo painel da nossa história, proporcionando uma visão de toda a nossa formação política, econômica e cultural. Marco Antonio Villa combina uma vasta bibliografia – ligando autores clássicos à historiografia brasileira moderna – para fornecer relatos concisos e precisos de diferentes momentos de nossa história.

O autor não esqueceu sua compreensão das mudanças ocorridas no mundo entre os séculos XVI e XXI, vinculando essas mudanças aos processos internos do Brasil, combinando perfeitamente o particular com o geral.
4-História Geral do Brasil 
História Geral do Brasil é um balanço moderno, atualizado e revigorante da história brasileira, com a participação de historiadores, conhecidos por suas pesquisas e livros, sobre diferentes períodos de nossa história e das principais universidades brasileiras – UFRJ, UFF , UERJ, UPE e UnB. Em linguagem simples, direta e rigorosa, este livro percorre a história do país desde a colonização até o presente, enfocando as características gerais da colonização, a formação dos grupos sociais brasileiros, o império e suas vastas particularidades, incluindo a escravidão e sua superação. . Analisamos também a criação e expansão da participação política, crises, transições e sucessos da República brasileira, bem como a emergência, urbanização e industrialização da classe trabalhadora.
5-História Concisa do Brasil
O pressuposto subjacente a este livro é a convicção de que a história, escrita em linguagem simples, pode tornar-se familiar a um público amplo sem perder sua qualidade analítica, e que buscar compreender e interpretar o passado é condição necessária para que os cidadãos compreendam e interpretem. o passado. Esteja no presente e avalie as possibilidades e limitações do futuro. Esta obra não é um simples resumo da História do Brasil publicada na Coleção Didática da Edusp, embora mantenha sua estrutura básica.